Skip to content

José Serra e a negação de si mesmo

August 18, 2010

Zelig, filme de Woody Allen (camaleão)

Publicitários do PSDB estão trazendo à cena a partir desta terça-feira (17 de agosto) um novo personagem na disputa eleitoral. É o “Zé”, construção de marketing projetada para camuflar a verdadeira imagem de José Serra e tentar habilitá-lo como substituto de Lula na Presidência da República.

Tempos atrás, José Serra quis se apresentar como economista, mas faltou o diploma. Mais tarde, declarou-se autor do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Seguro-Desemprego e dos remédios genéricos – e foi igualmente desmascarado. Agora, numa última cartada publicitária, Serra transforma-se em “Zé”, a imitação de Lula.

Serra até parece (para quem se lembra do filme) o Leonard Zelig, aquele personagem de Woody Allen que, não sendo ninguém, incorporava as características físicas, intelectuais e morais de pessoas mais interessantes do que ele próprio.

Lula é, sempre foi e sempre será Lula, resultado de uma vida inteira de enfrentamentos, de superação e de conquistas. Luiz Inácio da Silva adicionou seu apelido de infância ao nome de batismo para reforçar referências de sua própria história. Lula é soma.

José Serra tenta, com duas letras, apagar as lembranças do seu passado como parceiro do professor Fernando Henrique Cardoso, que afundou o país na onda neoliberal das privatizações e do desmantelamento do Estado. Neste sentido, “Zé” não é nada mais do que a tentativa de José Serra de subtrair a si mesmo.

Quando discutiram a campanha, os publicitários criadores do “Zé” se esqueceram de explicar a Serra que força, carisma e popularidade não se conquistam simplesmente com um novo apelido.

Advertisements
No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: