Skip to content

Datafolha confirma: Dilma segue em alta nas pesquisas eleitorais

May 26, 2010

Levantamento realizado pelo Datafolha entre os dias 20 e 21 de maio mostra o avanço da candidata Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, nas intenções de voto manifestadas em todas as regiões do País para as próximas eleições à Presidência da República. A ascensão da candidata do PT em relação a José Serra (PSDB) já vinha sendo assinalada por pesquisas anteriores dos institutos Vox Populi e Sensus, divulgadas, respectivamente, em 15 e 17 de maio.

Na mais recente pesquisa do Datafolha, Dilma Rousseff, que em dezembro de 2009 mantinha-se em 26%, contra 40% de Serra, alcança agora o percentual de 37%  – o mesmo do candidato do PSDB – na simulação de 1º turno. Nas projeções para o segundo turno, Dilma teria 46% dos votos e Serra 45%.

Ainda de acordo com o Datafolha, “Dilma Rousseff cresceu em todas as regiões brasileiras. No Sudeste, maior colégio eleitoral do país, ganhou sete pontos, e agora tem 33%. Serra, por sua vez, perdeu cinco pontos e agora tem 40%”. Mais ainda: na intenção de voto espontânea — quando não é sugerido o nome de nenhum candidato –, Dilma também subiu seis pontos percentuais e está agora em 19%. Já José Serra, que em abril contava com 12%, ganhou dois pontos percentuais.

Outro dado da pesquisa do Datafolha é que “a rejeição à candidata do PT diminuiu. Quando questionado em quem não votariam no primeiro turno das eleições, 20% afirmaram que não votariam em Dilma (eram 24% em abril). Já o índice dos que rejeitam Serra oscilou de 24% para 27%”, diz o instituto.

Sensus e Vox Populi

O crescimento da candidata Dilma Rousseff no cenário eleitoral de 2010 foi registrado, também, por pesquisas do instituto Vox Populi, divulgada em 15 de maio, e do Sensus Pesquisa e Consultoria, feita para a Confederação Nacional de Transportes (CNT) e levada a público em 17 de maio.

De acordo com o Vox Populi, Dilma Rousseff recebeu 38% das intenções de voto (contra 29% em janeiro), quando confrontada com Serra e Marina Silva (PV). Já o candidato do PSDB ficou com 35%, três pontos menos que o registrado em janeiro. Marina Silva, nesta amostragem, obteve 7%. O estudo do Vox Populi indica, ainda, um crescimento de 3% para 19%, entre agosto de 2009 e maio de 2010, para as intenções espontâneas de voto para Dilma Roussef. Serra, que em agosto tinha 5%, ficou agora com 15%.

O levantamento do Sensus, realizado entre 10 e 14 de maio, apurou também 19,8% para Dilma nas instnções de voto espontâneas, contra 14,4 para José Serra. Considerados os candidatos Marina Silva, José Serra e Dilma Rousseff, 35,71% afirmaram votar em Dilma, enquanto 33,2% disseram preferir Serra e 7,3% a ex-ministra Marina Silva.

Fontes:
datafolha.folha.uol.com.br
http://www.voxpopuli.com.br
http://www.sensus.com.br

Crédito da foto: Lucia Reali Lemos em: http://dilma13.blogspot.com/
Advertisements
No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: